Flickr Blog Youtube Facebook

QUILOMBRASA

QUILOMBRASA

O Quilombrasa nasceu num berço de resistência marginal e foi no Sarau da Brasa que deu seus primeiros gritos. Lá desenvolveu maior consciência sobre o poder e o compromisso de um som que traz a identidade dos povos que compõem a periferia.

   A principal pesquisa do grupo está na fusão de gêneros musicais, que passeiam, costurados pela palavra que é predominante no coletivo, entre o rap com a mpb – “Hino Racional”, “Soul Poeta” -  o funk com o rap – “Estilo Zulu”, “Fashion Criola” - , um pouco de soul – “Quebrada” – o axé – “Guerreira”, “Melhor pra Quem” - o reggae – “Quem É Você?”, a mpb-groove – “Madrugada Passada” - o rap com cordas de nylon – “Mundo de Ilusão”, “Pérfido Colosso” - o samba soul groove – “Devagar” - entre outras... A chamada “black music” sustenta a diversidade rítmica, além da poesia,  pensamento, crítica e a indispensável parceria que torna esse sonho possível.

O diferencial, portanto é exatamente a junção dos estilos de raíz com o rap, voltado para a denúncia e o protesto – mesmo que de modo sutil - mas também na certeza que a transformação está em nós mesmos, na tradição e resgate de identidade feito hoje pelo circuito periférico representado pelos Saraus, movimentos culturais literários e marginais que trazem o protagonismo pro cara comum, pra mãe, pros moleques e que tem dentro dessa linguagem espaço para todas as manifestações artísticas culturais, entre elas a poesia e a música da qual somos semente e fruto....

 Após a gravação e divulgação do álbum “Quilombrasa apresenta João”, ProAc 2011, a banda concentra-se atualmente na composição do segundo cd, “Quilombrasa apresenta Guerreira”. Dentro de nosso ambiente familiar – e não é modo de dizer - o projeto busca a exaltação da identidade da mulher negra através da canção e contribui de forma enfática para o combate das ideias pejorativas sobre a mesma que permeiam o imaginário social brasileiro desde tempos coloniais. A música se torna poder e construção dentro deste contexto.

          Convidamos o público a um movimento completo de corpo no ritmo, de mente na reflexão e de espírito em ambos!

CONTATO
email: pelipeaugusto@gmail.com​

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!